Skip to content

Universidade de Oxford, na Inglaterra, receberá diretor do NEES para pós-doutorado

27 de março de 2024

Alan Pedro

Uma das mais conceituadas escolas de governo do mundo, a Blavatnik School of Government, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, vai receber um pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). O diretor-geral do NEES, Alan Pedro, fará um pós-doutorado na instituição a partir deste mês de abril.

A presença de Alan fortalece a política do NEES em investir na internacionalização e na qualificação dos seus membros. O diretor-geral é um dos fundadores do NEES. Ele é cientista da computação, com mestrado e doutorado na mesma área e professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A Blavatnik School of Government é um centro de excelência e reúne líderes de mais de 120 países por meio de programas de graduação e executivos. A Escola foi fundada em 2010. Sua missão é melhorar a qualidade do governo e a formulação de políticas públicas em todo o mundo.

“O NEES trabalha muito fortemente com política pública na educação. A Blavatnik é a melhor escola de política pública do mundo. Se tornou um hub de lideranças dessa área. E aproximadamente 70% dos alunos são não europeus”, destaca Alan Pedro.

O pós-doutorado será híbrido. Durante os meses de junho e julho o pesquisador do NEES estará presencialmente na Inglaterra.

“Vou estar envolvido com pessoas do mundo todo discutindo política pública com profissionais experientes. Isso vai possibilitar levar as nossas soluções para outros países do mundo. Também discutir novas ideias e novas metodologias que poderemos trazer para os projetos que desenvolvemos no Brasil”, complementa o diretor-geral do NEES.

“Será uma boa oportunidade para um grande intercâmbio cultural, conhecendo lideranças em políticas públicas de várias partes do planeta, aprendendo novas estratégias e trocando conhecimento. Com certeza vai me tornar um profissional mais competente para lidar com política pública no Brasil e fortalecer ainda mais a atuação do NEES”, assegura Alan.

INTERNACIONALIZAÇÃO

Atualmente o NEES conta com dois pesquisadores realizando pós-graduação fora do País. O vice-diretor, Diego Dermeval, está desde o início deste ano fazendo pós-doutorado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. E lá já está, desde o ano passado, Ig Bittencourt, também do núcleo. Ambos são docentes da Ufal.

Seiji Isotani, outro pesquisador do NEES, foi convidado a ser professor visitante da Escola de Educação da Universidade de Harvard. Seiji é docente da Universidade de São Paulo (USP). Ele, Ig e Alan são fundadores do NEES.

Matérias Relacionadas