Skip to content

Pesquisadores desenvolvem novo aplicativo para ajudar jovens na escolha da carreira profissional

1 de maio de 2019

Estudantes podem fazer download gratuito da ferramenta e identificar o próprio perfil profissional, além de localizar os cursos técnicos que têm potencial para atender seus interesses de forma mais adequada.

O pré-lançamento do Soutec aconteceu durante o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, a Bett Brasil, que foi realizada de 10 a 13 de maio no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Estimular os estudantes brasileiros a escolher um curso técnico sob medida para atender a cada perfil de interesses. Esse é um dos principais objetivos do aplicativo Soutec, que já está disponível para download gratuito.

Com a ferramenta, o jovem pode responder 72 questões que avaliam suas preferências relacionadas a atividades de trabalho. Mas não é necessário responder todas as perguntas de uma vez, o estudante pode parar quantas vezes quiser e continuar de onde parou. Quando terminar, terá acesso a um resumo e a um relatório completo explicando qual é seu perfil profissional.

Na sequência, o aplicativo relaciona, automaticamente, esse resultado às características dos 215 cursos disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Então, o aplicativo recomenda as opções que atendem de forma mais adequada a cada perfil de interesses.

A ferramenta possibilita, ainda, personalizar as buscas usando critérios como a localização em que o curso é oferecido, de acordo com a distância de onde os estudantes moram. Também é possível favoritar as opções e as instituições prediletas.

Com foco nos 11,9 milhões de alunos que estão nos anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano), a solução tecnológica foi desenvolvida por um grupo de especialistas em computação aplicada à educação, vinculados ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A demanda surgiu da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), que identificou a necessidade dos jovens brasileiros conhecerem os cursos profissionalizantes oferecidos pela rede federal de ensino. Além disso, a ferramenta pode ser utilizada por profissionais que desejam se reposicionar na carreira, contribuindo para estimular a aprendizagem ao longo da vida.

O lançamento oficial do Soutec acontecerá na próxima sexta-feira, 3 de junho, em cerimônia que será realizada no MEC. O pré-lançamento da solução aconteceu durante o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, a Bett Brasil, que foi realizada de 10 a 13 de maio no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Antes disso, o aplicativo já havia sido testado por 323 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, em escolas de todas as regiões do Brasil.

Como foi desenvolvida a avaliação de interesses profissionais do aplicativo?

As 72 questões do aplicativo destinadas a avaliar os interesses profissionais dos usuários são fruto do trabalho do professor e pesquisador Mauro Magalhães, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em orientação ocupacional e desenvolvimento de carreiras, o professor desenvolveu as questões para o aplicativo com base nos estudos do norte-americano John Lewis Holland.

Consolidada na área da psicologia, a teoria criada por Holland reúne evidências empíricas de sua validade ao longo de mais de 60 anos. “Holland postulou que as pessoas e os ambientes de trabalho podem ser caracterizados de acordo com seis tipos vocacionais e ambientais, a saber: realista (R), investigativo (I), artístico (A), social (S), empreendedor (E) e convencional (C). Na verdade, cada indivíduo ou ambiente possui características de todos os seis tipos em maior ou menor grau”, sintetiza Magalhães.

O professor explica ainda que, de acordo com essa perspectiva, as pessoas buscam ambientes de trabalho ou profissões que permitam a expressão de seu perfil profissional, e a congruência entre a pessoa e o ambiente influencia a estabilidade, a satisfação e a perseverança nas escolhas de carreira.

É a partir das respostas às 72 questões do teste que o aplicativo categoriza os interesses de cada pessoa. Na sequência, o sistema consegue, automaticamente, relacionar esses resultados às características dos cursos disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC). Então, faz-se a recomendação das opções que poderão atender de forma mais adequada ao perfil de interesses de cada usuário.

Texto e fotos: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do NEES/UFAL

Teste a ferramenta:
Link para download gratuito (sistema operacional Android ou IOS): https://linktr.ee/soutec

Contato para esta pauta
E-mail: comunicacao@nees.ufal.br

Matérias Relacionadas