Mais estudantes serão beneficiados pela educação híbrida no País, desta vez no Mato Grosso. A Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas por meio do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), inaugurou um núcleo na capital matogrossense, Cuiabá, na última terça-feira (24).
O Núcleo de Inovação é um espaço multimídia para produção de materiais digitais, desenvolvimento de projetos e formação de professores com foco em integrar ensino presencial e a distância e recuperação de aprendizagens para alunos do ensino médio. Em Cuiabá, fica na sede da Secretaria Estadual de Educação, no Centro Político Administrativo.
Em todo o Brasil, UFAL/NEES e o MEC já dispõem de 25 núcleos, no Distrito Federal e nos Estados de Alagoas, Sergipe, Acre, Tocantins, Amapá, Rio Grande do Norte, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Rio Grande do Sul. Em todas as unidades federativas há parcerias com as redes estaduais de ensino. Até o final de 2025, a meta da RIEH é implementar 52 núcleos em todas as regiões do País.
INAUGURAÇÃO
O secretário de Educação do Mato Grosso, Alan Porto, participou da cerimônia de inauguração. Também estavam presentes a secretária adjunta de Educação, Nadine Botelho e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Gelson Menegatti Filho.
Da RIEH estavam o coordenador geral da rede, Prof. Dr.Ibsen Mateus Bittencourt; o coordenador no Mato Grosso, Professor Cleiton Sales, além da consultora de implementação da rede, Samantha Valencio, e a coordenadora de Licitações e Contratos do projeto que integra o NEES, Profa. Dra. Luciana Santa Rita.
O secretário Alan Porto destacou a importância do novo núcleo para melhorar a qualidade do ensino e preparar alunos e professores para o mundo digital.
“A tecnologia já caminha no cotidiano da nossa rede de educação com notebooks para professores, chromebooks para estudantes, rede de internet de alta velocidade, Smart TVs em sala de aula e plataformas digitais como o Sistema Estruturado de Ensino e o mais Inglês”, ressaltou Alan.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, no núcleo deverão acontecer a produção semanal de videoaulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a transmissão simultânea dos aulões de véspera da prova por componente curricular, a produção de material orientativo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o monitoramento do desempenho dos estudantes e produção de podcasts por estudantes.
“É todo um arcabouço que vem sendo inserido não só com a inserção de equipamentos de estúdio, mas com diversas tecnologias educacionais para dar ainda mais robustez ao processo do ensino híbrido no Mato Grosso”, observou o coordenador nacional da RIEH, Ibsen Bittencourt.
FORMAÇÃO
Uma equipe do NEES, que é ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está em Cuiabá promovendo uma formação em educação híbrida, que começou na terça-feira e segue até esta quarta-feira (25). A capacitação é para 200 profissionais da rede estadual de ensino que vão atuar na produção, gerenciamento do conteúdo e acompanhamento dos resultados.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do Mato Grosso)