O NEES desenvolveu uma plataforma, chamada MathAlde, para auxiliar e otimizar o trabalho dos professores de matemática básica. A partir de atividades respondidas pelos estudantes usando papel e caneta, a IA detecta e transcreve as equações, faz o diagnóstico dos erros e acompanha o aprendizado de cada estudante.
O componente de tutoria inteligente compreende as habilidades dos alunos e faz uma análise de cada erro cometido. A partir de relatórios personalizados, com recomendações para as diferentes necessidades encontradas na turma, o professor pode direcionar melhor sua atuação em sala de aula, conforme a realidade de cada aluno e de cada turma.
A identificação dos diferentes níveis de aprendizagem permite que estudantes mais avançados apoiem aqueles que têm mais dificuldades. Para os professores, diminui a sobrecarga de trabalho, uma vez que o sistema promove assistência no planejamento das atividades.
MathAIde adapta-se aos recursos existentes, sendo projetado para smartphones, com abordagem interativa e centrada no usuário. O funcionamento é simples: o docente tem acesso a uma plataforma com banco de dados desenvolvidos por especialistas em educação matemática e de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ele tira uma foto da folha de papel onde o aluno resolveu as atividades. A plataforma usa algoritmos de detecção de objetos (i.e., equações) e reconhecimento de equações matemáticas manuscritas para transcrever cada equação. O sistema identifica possíveis erros na solução e fornece insights específicos sobre esses erros.
São gerados relatórios individuais e de cada turma, com análises sobre os tipos de erros, apoiando os professores a entenderem as áreas que demandam mais ou menos atenção.
Um projeto piloto foi aplicado em cinco cidades brasileiras, de quatro Estados: Sorocaba (SP), Manaus (AM), Miraselva (PR), São José dos Pinhais (PR) e Limoeiro (PE). Envolveu cerca de 350 alunos de cem turmas e 20 professores.