Criação do Observatório Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, uma base de dados abertos e conectados nacionalmente sobre educação profissional e tecnológica.
O projeto é o de desenvolvimento de software interativo para auxiliar gestores na tomada de decisão baseada em evidências, bem como estabelecer métricas para escolha e oferta de cursos e de vagas em cursos profissionalizantes, visando estimular à formação de qualificações próprias da atividade profissional, à contextualização curricular e ao desenvolvimento da juventude.
Para isso serão trabalhadas soluções e produtos para auxiliar gestores do Ministério de Educação (MEC), secretários Estaduais de Educação, diretores de escolas e gestores educacionais.
Para estruturação da base de dados, será realizada uma revisão da literatura científica e tecnológica para melhor compreender as iniciativas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil e no mundo. Está prevista ainda a implantação e extração de conhecimento do Soutec como ferramenta de auxílio para escolha do projeto de vida do aluno.
O projeto prevê um projeto complementar para implantação do Soutec em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, com seminários, eventos, feiras, workshops, entre outros, para a formação de multiplicadores e disseminação do uso da solução. Pretende-se também criar uma comunidade de prática para troca de experiências com todos os stakeholders do setor público, privado e terceiro setor.