Uma solução de gestão inteligente está sendo desenvolvida com o objetivo de aumentar a adesão das escolas no controle de frequência dos alunos do ensino básico, visando enfrentar o abandono e a evasão escolar. Essa plataforma será baseada em uma coleta de dados semi-automática de baixo custo, uma infraestrutura robusta capaz de armazenar, gerenciar e monitorar uma grande quantidade de dados, além do uso de algoritmos de Inteligência Artificial para gestão de usuários e alertas automatizados.
Com o intuito de expandir a atuação da solução automatizada de correção textual no contexto da plataforma Acompanhamento Personalizado da Aprendizagem (APA), vinculada ao programa Brasil na Escola (Instituído pela Portaria nº 177, de 30 de março de 2021 pelo MEC), será desenvolvida uma solução para correção automática de questões de matemática manuscritas. Essa solução será monitorada e avaliada continuamente para maximizar a adesão da rede de educação básica inclusa no projeto.
A nova plataforma permitirá diferentes formas de acompanhamento e monitoramento, como o registro de frequência escolar dos benefícios do Programa Auxílio Brasil, registros dos motivos de baixa frequência, relatórios de gestão e resultados.