Skip to content

Projetos do NEES são apresentados ao educador Mozart Ramos

2 de maio de 2024

Os projetos que o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) desenvolve para a educação pública brasileira foram apresentados, na última segunda-feira (29), para o educador Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Também para secretários e gestores municipais de Educação de Alagoas.

Mozart participou de uma reunião liderada pelo reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, em Maceió. No encontro foi assinado um termo de parceria para a cátedra da USP realizar um trabalho, juntamente com a Ufal, em 10 cidades alagoanas.

“A reunião foi muito importante pois apresentamos para Mozart, secretários e gestores municipais da Educação, o que estamos desenvolvendo no NEES”, explicou o diretor executivo de Gestão do NEES, Edmilson Fialho. O NEES tem ações, por exemplo, no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e no Programa Pé-de-Meia, ambas iniciativas do Ministério da Educação (MEC).

Segundo Fialho, a cátedra da USP vai identificar dados socioeconômicos, sobretudo educacionais, das cidades e em seguida promover formações com as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação a partir dos indicadores observados. A expectativa é iniciar com 10 prefeituras e depois ampliar para outros municípios de Alagoas.

Instituto de Estudos Avançados (IEA) tem como função incentivar e desenvolver, em parceria com a sociedade, estudos e ações que estimulem a reflexão e a discussão sobre assuntos de relevância, desde o âmbito internacional até o local, abordando temas como, por exemplo, ciência e tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, desenvolvimento cultural e social.

Mozart é engenheiro químico, foi professor e reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também foi secretário de Educação de Pernambuco de 2003 a 2006. Presidiu o Todos Pela Educação entre 2007 e 2010. Atuou ainda como diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna e membro do Conselho Nacional de Educação (2018-2022). Tem bastante experiência na educação. É titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira desde 2020.

Matérias Relacionadas