Artigo assinado por 13 pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) foi eleito o melhor, no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), entre os trabalhos que abordaram a inteligência artificial na educação. O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), aconteceu entre 6 e 10 de novembro em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Reuniu cerca de 700 pessoas entre professores, pesquisadores e membros de empresas e instituições governamentais para debates cujo tema central foi “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação”.
O título do artigo premiado é Sistemas Tutores Inteligentes (STIS) centrados no professor: considerações de design de professores brasileiros de escolas públicas (Teacher-Centered Intelligent Tutoring Systems: Design Considerations from Brazilian, Public School Teachers). Tem como autores Luiz Rodrigues, Guilherme Guerino, Geiser Chalco Challco, Thomaz Edson Veloso, Lívia Oliveira, Rodolfo Sena da Penha, Rafael Ferreira Melo, Thales Vieira, Marcelo Marinho, Valmir Macario, Ig Ibert Bittencourt, Seiji Isotani e Diego Dermeval.
O trabalho concorreu com outros 39 artigos. “Os STIs têm uma longa história na literatura, que demonstra a capacidade dessa tecnologia de aprimorar experiências de aprendizagens. Porém, para que sejam bem sucedidos na prática, os STIs dependem de um ator de extrema importância: o professor. Por outro lado, as pesquisas raramente buscam entender objetivos, necessidades e o próprio contexto desses professores antes de criar e tentar integrar tecnologias às suas práticas”, destaca Luiz Rodrigues.
“Foi o que fizemos nesta pesquisa e que resultou no artigo premiado no congresso. Focamos nos docentes que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental”, explica. O reconhecimento do trabalho ocorreu no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), realizado dentro do congresso. O SBIE teve cinco trilhas e o artigo do grupo do NEES concorreu na trilha 4 (Inteligência Artificial na Educação).
Luiz Rodrigues ressalta que a pesquisa está alinhada com a missão do NEES pois trouxe considerações importantes para criação de tecnologias educacionais baseadas em inteligência artificial e adaptadas às necessidades da educação brasileira. Também por investir na promoção da equidade aproveitando o uso da IA.