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Pesquisadores do NEES apresentam ao MEC projetos para melhorar o Programa Nacional do Livro e do Material Didático

15 de maio de 2023

Uma das maiores e mais longevas iniciativas de educação governamental do País, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), conta com projetos desenvolvidos por pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Por meio de diversas ações, pesquisadores do NEES têm contribuído para o melhoramento do programa que compra e distribui livros para milhares de alunos e docentes das escolas públicas do Brasil.

Na primeira semana de maio, integrantes do NEES participaram, em Brasília, do III Workshop de Transformação Digital do PNLD. O encontro foi promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo programa. O PNLD tem 85 anos.

Um dos destaques do workshop foi o PNLD Digital. Para atender às atuais necessidades educacionais do programa, o governo federal planeja a transformação digital da iniciativa, com objetivo de melhorar, por exemplo, a execução de etapas do processo de aquisição de material didático.

Além de pesquisadores do NEES, estavam presentes representantes da Secretaria de Educação Básica do MEC e especialistas da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, e a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Nádja Cézar, acompanharam o evento.

INTEGRAÇÃO

“As reuniões em Brasília foram muito produtivas pois estreitamos a relação do NEES com o FNDE, otimizamos e integramos o trabalho realizado pelas equipes envolvidas no PNLD e alinhamos novas parcerias”, destaca um dos pesquisadores do NEES, professor Dalgoberto Miquilino.

“Listamos o que está sendo feito, as interseções dos projetos, quais os gargalos, quais as necessidades, como um projeto pode contribuir com o outro”, complementa o também pesquisador do NEES Bruno Pimentel.

Participantes do III Workshop de Transformação Digital do PNLD. Todas as pessoas presentes na foto estão em pé.

NOVA METODOLOGIA

Uma das contribuições do NEES foi o desenvolvimento de uma nova metodologia para orientar o FNDE na quantidade de livros a serem comprados para os alunos das redes públicas.

“Atualmente o FNDE trabalha com um modelo de projeção de alunado por meio de dados estatísticos. O nosso trabalho foi aprimorar esse modelo, mas usando a inteligência artificial. A ideia é evitar desperdícios e otimizar a distribuição de materiais do PNLD”, observa Dalgoberto.

Bruno Pimentel, que coordena esse projeto, explica que o modelo atual, baseado em projeção estatística, usa somente uma variável, a quantidade de estudantes matriculados.

“Na nova metodologia desenvolvida pelo NESS utilizamos 345 variáveis. Além do número de alunos, consideramos, por exemplo, se a escola tem biblioteca, a qualificação dos professores, a estrutura da unidade de ensino, entre outras. É um modelo personalizado, que observa a realidade de cada escola, de cada turma”, enfatiza Bruno.  Com isso, destaca o pesquisador, as chances de haver falta ou sobra de livros diminui. 

MONITORAMENTO

Outro projeto do NEES para o MEC é o desenvolvimento do SIAAEB, o Sistema de Acompanhamento e Atenção a Estudantes da Educação Básica. “Este sistema vai inicialmente ser responsável por criar um código identificador único dos estudantes, além de permitir o registro e monitoramento de frequência dos estudantes por parte de professores e gestores escolares” explica o professor Thales Vieira, que coordena o projeto.

“Esse sistema tem um potencial grande de integração com o PNLD digital. Apresentamos o SIAAEB para representantes do FNDE e RNP, que mostraram bastante interesse e agendaram um outro momento para discutirmos o potencial deste sistema em algumas iniciativas destes órgãos”, informa Thales.

AVALIAÇÃO

O professor André Magno, também do NEES, coordena o projeto de transformação digital da Avaliação Pedagógica do PNLD. “Apresentamos para os integrantes do FNDE e RNP o fluxo de processos realizados pela avaliação pedagógica e suas integrações com o sistema do PNLD digital” relata André.

“A agenda técnica foi para debater ajustes de processos de integração entre a Plataforma da Avaliação Pedagógica, mantida pelo nosso projeto, e o PNLD Digital, desenvolvido pela RNP.  Além disso, foram discutidas estratégias de novas integrações e a realização de um planejamento para as atividades do ano de 2023”, explica o pesquisador do NEES.

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