Em 2023, o Brasil registrou 1,8 milhão de matrículas na educação especial, o que representa 3,7% do total de alunos da educação básica, segundo o Censo Escolar 2023 do Ministério da Educação (MEC). Atenta à necessidade de proporcionar meios que favoreçam o aprendizado desse público, a educadora Christiane de Melo Cabral, que integra o time de pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), lançou o livro “Acessibilidade digital em conteúdos didáticos para pessoas com deficiência intelectual”.
O lançamento aconteceu na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, na semana passada. O livro faz uma análise de contribuições da acessibilidade para melhoria da aprendizagem e desenvolvimento comunicacional de pessoas com deficiência intelectual. “Uma das principais barreiras das pessoas com deficiência intelectual no mundo é a comunicação. No livro trato da linguagem verbal e não verbal e como o uso das tecnologias da informação pode facilitar o acesso dessa comunicação”, explica Christiane Cabral.
A partir da experiência de mais de cinco anos em sala de aula com estudantes com deficiência intelectual, Christiane reuniu no livro sugestões de conteúdos de português, matemática e informática. “Dou dicas de programas e adaptações para que os profissionais consigam trabalhar com pessoas com deficiência intelectual de uma forma mais dinâmica e lúdica”, ressalta a pesquisadora do NEES.
No NEES, Christiane está contribuindo como analista de acessibilidade digital de uma plataforma de streaming público, iniciativa realizada em parceria com o Ministério da Cultura. A nova plataforma visa democratizar o acesso a produções audiovisuais brasileiras, oferecendo filmes nacionais gratuitamente.
O livro pode ser comprado pelo site da Editora Appris no link: clique aqui!