Como a tecnologia, com o uso de Inteligência Artificial, pode melhorar a educação para alunos, professores e escolas, em contextos desafiadores, como falta de acesso à internet ou de equipamentos? O que o Brasil tem feito, como políticas públicas, nesse sentido?
Essas foram algumas das indagações que um dos fundadores do NEES, Seiji Isotani, respondeu durante palestra nesta quarta-feira (10), na 25ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED 2024), que acontece no Recife (PE) até o dia 12 de julho.
Para um público atento e instigado, formado por cientistas, pesquisadores e estudantes do Brasil e de outros 40 países, Seiji apresentou o conceito denominado “AIED Unplugged“, metodologia inovadora criada pelo NEES, sob a liderança dele, para integrar tecnologias de IA em ecossistemas educacionais sem exigir modificações de infraestrutura, acesso à internet ou alfabetização digital avançada.
O NEES desenvolve vários projetos em parceria com o Ministério da Educação (MEC): um sistema de alerta preventivo dos riscos de abandono e evasão escolar; aplicativo para correção de textos sem necessidade de internet, além de um sistema tutor inteligente de matemática. Também produz ferramentas tecnológicas para aprimorar o Programa Nacional do Material e do Livro Didático (PNLD).
Seiji detalhou o sistema usado para corrigir redações. A solução foi aplicada em 7 mil escolas de 1.500 cidades brasileiras, atingindo cerca de 20 mil professores e 500 mil alunos. O pesquisador do NEES também mostrou o sistema usado para melhorar a aprendizagem em matemática. Um dos resultados, conforme o pesquisador, foi a melhoria no aprendizado de escrita para meninas (quando o recorte foi de gênero) e para alunos da zona rural (quando o recorte foi a localização da escola).
Fotos por: @zine.cc
NEES
Seiji também ressaltou, durante sua palestra, que o trabalho realizado pelo NEES é realizado em conjunto, por um time qualificado de mais de 140 professores e pesquisadores de dezenas de universidades brasileiras.
O NEES é vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Entre os mais de 50 parceiros estão instituições de referência internacional como as Universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e de Oxford, na Inglaterra. A promoção da equidade educacional para transformação social é o propósito que move o time do NEES.