Skip to content

NEES terá 26 pesquisadores na maior conferência de inteligência artificial e educação do mundo, em julho, no Recife

24 de maio de 2024

Um dos líderes no Brasil no desenvolvimento de tecnologias e inovação em políticas públicas de educação, o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), levará 26 pesquisadores para o mais importante evento de Inteligência Artificial na educação do mundo

25ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED 2024), pela primeira vez na América Latina, acontecerá de 8 a 12 de julho no Recife. 

Dois pesquisadores do NEES integram a comissão organizadora: o diretor geral do núcleo, Ig Bittencourt, está na coordenação geral. Rafael Ferreira Melo é um dos coordenadores locais. 

O tema da conferência, “IA na Educação para um Mundo em Transição”, explora como a IA pode transformar a educação em meio a disrupções tecnológicas. Dialoga com diversas iniciativas e pesquisas do NEES. 

O núcleo desenvolve vários projetos em parceria com o Ministério da Educação (MEC): plataforma para identificação das dificuldades de aprendizagem;  um sistema de alerta preventivo dos riscos de abandono e evasão escolar; aplicativo para correção de textos sem necessidade de internet, além de um sistema tutor inteligente de matemática. Também produz ferramentas tecnológicas para aprimorar o Programa Nacional do Material e do Livro Didático (PNLD). 

Um dos fundadores do NEES, Seiji Isotani será um dos palestrantes. Ele vai falar sobre Inteligência Artificial em Educação e Políticas Públicas: Um Caso do Brasil. Professor visitante da Universidade de Harvard, Seiji vai apresentar o conceito denominado “AIED Unplugged“, metodologia inovadora do grupo liderado por ele para criar e integrar tecnologias de IA em ecossistemas educacionais sem exigir modificações de infraestrutura, acesso à internet ou alfabetização digital avançada.

“A AIED é o mais importante evento de IA na educação. Tem décadas de realização e foi muito importante para a carreira de nós fundadores do NEES. Se a gente quer entender, por exemplo, para onde a IA generativa vai ou como isso impacta a educação e a aprendizagem, é o evento para se estar”, destaca Ig Bittencourt. 

“O trabalho que o NEES  vem desenvolvendo é muito importante. Na conferência vamos apresentar mais de 10 trabalhos científicos, o que mostra que estamos na fronteira da inovação e da pesquisa. Revela que o NEES e o Brasil estão começando a se destacar. E que nosso País tem tudo para, quem sabe, virar uma das lideranças globais na temática de IA e educação”, enfatiza o diretor-geral do NEES.

Além dele, Rafael Melo e Seiji, outros 23 pesquisadores do NEES estarão na capital pernambucana para acompanhar a conferência: André Magno (atual vice-diretor geral do NEES), Diego DermevalLeonardo MarquesPaula PalominoCarlos PortelaThales VieiraValmir MacarioLuiz RodriguesMarcelo MarinhoRuan CarvalhoRafael AraújoLuciane SilvaGabriel AlvesAbilio NogueiraHyan BatistaFernanda HerculanoRodrigo Santos da SilvaBruno LemosBruno PimentelRanilson Paiva, Taciana PontualIsabela Gasparini e Elaine Oliveira.

“Será uma boa oportunidade para nosso time do NEES interagir com grandes lideranças na área de IA, construir pontes para novas pesquisas e promover mais inovação no país”, afirma Ig.

Matérias Relacionadas