O Brasil vai sediar, na próxima semana, entre 8 e 12 de julho, o mais importante evento de Inteligência Artificial aplicada à educação do mundo. Pesquisadores, cientistas, gestores públicos, professores, representantes da indústria e do terceiro setor e universitários estarão reunidos no Recife, capital de Pernambuco, para a 25ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED 2024), realizada pela primeira vez na América Latina.
Um dos líderes, no Brasil, no desenvolvimento de tecnologias e inovação em políticas públicas de educação, o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), estará com 28 pesquisadores no evento. Será um dos maiores grupos de pesquisa a participar da conferência, reforçando o papel do NEES no desenvolvimento de ações, projetos e políticas públicas que contribuam para redução das iniquidades educacionais.
“É muito simbólico e importante para o Brasil sediar essa conferência. O NEES está na coordenação geral e local do evento. Vamos apresentar mais de 20 trabalhos desenvolvidos pelas nossas equipes, o que demonstra que estamos posicionados como uma liderança mundial sobre a temática de IA na educação”, destaca o coordenador geral da AIED 2024 e diretor geral do NEES, Ig Bittencourt.
A expectativa é que a conferência reúna entre 350 e 400 participantes. “Além de importantes nomes do mundo que estão envolvidos com IA e educação, conseguimos trazer mais de 200 brasileiros, de diferentes setores, governo, indústria, iniciativa privada, universidades e terceiro setor para sentar todos na mesma mesa e discutir as tendências de IA e educação”, observa o coordenador local da AIED 2024 e também membro do NEES, Rafael Ferreira Mello.
“Será um grande avanço trazer todos esses stakeholders de diferentes locais para a mesma conversa para discutir tendências e não o passado. Sairemos alinhados e conectados. A partir dessas conexões conseguiremos propor iniciativas para promover mudanças mais estáveis e concretas na educação brasileira”, complementa Rafael.
PALESTRA
Um dos fundadores do NEES, Seiji Isotani será um dos palestrantes. Ele vai falar sobre Inteligência Artificial em Educação e Políticas Públicas: Um Caso do Brasil. Será na quarta-feira, dia 10 de julho, às 9h, no Grand Mercure Hotel, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
Docente da Universidade de São Paulo (USP) e um dos fundadores do NEES, Seiji acabou de retornar da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde atuou como professor visitante. Com mais de 200 publicações científicas, ele está entre os 20 pesquisadores mais citados no mundo em suas áreas de atuação, conforme o Google Scholar. O grupo liderado por Seiji é um dos mais produtivos e influentes do planeta sobre gamificação para fins educacionais.
TIME
Do NEES estarão os seguintes pesquisadores (em ordem alfabética):
Abilio Nogueira, Álvaro Sobrinho, André Magno, Bruno Lemos, Carlos Portela, Cristian Cechinel, Diego Dermeval, Elaine Oliveira, Fernanda Herculano, Gabriel Alves, Guilherme Guerino, Hyan Batista, Ig Bittencourt, Isabela Gasparini, Leonardo Marques, Luciane Silva, Luiz Rodrigues, Marcelo Marinho, Paula Palomino, Rafael Araújo, Rafael Melo, Ranilson Paiva, Rodrigo Santos da Silva, Ruan Carvalho, Seiji Isotani, Taciana Pontual, Thales Vieira, Valmir Macario.
Além da Ufal, integram o Comitê Brasileiro de organização da AIED 2024 a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a CESAR School. O NEES é um dos apoiadores do evento.