Mais de 300 integrantes do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), entre pesquisadores, diretores, coordenadores e bolsistas participaram de um treinamento cujo foco foi a segurança de dados e de informação. O especialista em cibersegurança, prevenção e investigação de crimes digitais e em perícia judicial Marcelo Nagy conduziu a formação, realizada virtualmente, nos dias 3 e 9 de abril.
“Trabalhamos com muitos dados que são processados e armazenados pelas soluções computacionais desenvolvidas pelas nossas equipes. Por isso, esse treinamento foi essencial para a gente continuar garantindo, de forma transversal e alinhada com todos os projetos, os cuidados com a segurança desses dados”, destacou o diretor executivo de Operações, Leonardo Brandão Marques.
O treinamento conscientizou os participantes quanto à segurança da informação, em atendimento a norma ISO 27001 e a LGPD – Lei Geral da Proteção de Dados. Marcelo Nagy apresentou estatísticas que reforçam a necessidade de tomar cuidado no mundo virtual.
Em 2020, ano de início da pandemia de covid-19 e que potencializou o uso das tecnologias digitais, houve 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil. Na América Latina foram 41 bilhões, segundo o laboratório de investigação e inteligência de ameaças da Fortinet.
“Achei muito útil o treinamento. É fundamental que saibamos como cuidar do sigilo e da segurança dos dados que temos acesso”, comentou Thais Buarque, do apoio administrativo do NEES.
“A formação foi bem prática porque explicou como ocorrem alguns dos golpes virtuais e invasão de dados e deu dicas de como evitar que sejamos vítimas. Gostei e pretendo aplicar algumas dicas na minha vida pessoal também”, afirmou Thaís.