O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) vai implementar um projeto pioneiro na cidade alagoana de São Sebastião, distante 135 quilômetros da capital Maceió. Com a gestão municipal, o time do NEES desenvolverá ações que começam já no pré-natal e seguem a criança até a conclusão do ensino fundamental. O acordo que instituiu a parceria entre o núcleo e a prefeitura foi assinado na última segunda-feira (14).
A iniciativa faz parte da Jornada da Equidade Educacional, que já vem sendo desenvolvida pelo NEES em São Sebastião desde o início de 2023. A novidade é que além de intervenções na educação, o novo projeto vai envolver saúde e assistência social. A rede municipal de ensino tem 32 escolas e duas creches, com cerca de 8 mil alunos e 400 professores.
“Vamos trabalhar desde o pré-natal até a formação continuada dos professores. O objetivo é cobrir todo o ciclo de vida educacional das crianças que estão sob a responsabilidade do município, além de fortalecer o trabalho dos educadores”, explica um dos membros do Conselho Administrativo do NEES, Ig Bittencourt. A parceria será pelos próximos quatro anos, portanto vai até 2028.
“Professores são a base de tudo, e com iniciativas como essa parceria com o NEES e a UFAL vamos seguir crescendo e oferecendo uma educação equitativa e de qualidade para todos os nossos alunos”, observou o prefeito, José Charles Pacheco. O líder do Executivo municipal ressaltou a importância que a educação tem na sua gestão, com investimentos em infraestrutura e qualificação dos profissionais da rede.
“Esse acordo com o NEES/UFAL é uma oportunidade única para fortalecer nosso trabalho desde a base, promovendo oportunidades equitativas de aprendizagem, acompanhando o desenvolvimento das nossas crianças e oferecendo formação de qualidade para nossos professores”, comentou a secretária municipal de Educação, Sandra Ribeiro.
AÇÕES
A parceria foi dividida em quatro focos: Primeiros laços (do pré-natal os 5 anos de idade, quando a criança acabar a educação infantil); Avaliar para intervir (anos iniciais do ensino fundamental); Geração de Palavras (séries finais do ensino fundamental); e Especialização para os professores.
“Há ações de alfabetização e para diminuir a distorção idade-série. Também para o desenvolvimento dos cidadãos para o século 21 e cidadania global, além da formação continuada dos profissionais através de uma especialização construída especialmente para os educadores de São Sebastião”, explicou Ig.
CAPACIDADE LOCAL
Um dos diferenciais da Jornada da Equidade Educacional é ajudar a gestão municipal a desenvolver capacidades locais. “Não focamos em só melhorar indicadores, mas contribuir para que a cidade tenha autonomia e encontre soluções para melhorar a educação do município”, observou Ig.
Além dele, estavam presentes do NEES, na assinatura do acordo, o gerente executivo de Administração, Kleber Santos; e a coordenadora de implementação da Jornada da Equidade, Marielle Azoubel.
Da gestão municipal, além do prefeito José Charles Pacheco e da secretária Sandra Ribeiro, participaram a vice-prefeita Patrícia Alves dos Santos; a secretária adjunta de Educação, Teresa Dantas; o coordenador de tecnologia educacional, Sivaldo Joaquim; e o técnico pedagógico Adilson Peixoto.