Quais caminhos para uma governança nacional de dados da educação e suas contribuições para o Brasil? Como promover essa governança conectada aos avanços tecnológicos e ao uso de Inteligência Artificial? Quais desafios Estados e municípios enfrentam na coleta, padronização e compartilhamento de dados? Como produzir maior inclusão e efetividade das políticas por meio dos dados?
Essas são algumas questões que vão nortear o Seminário Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial, que acontece nos dias 16 e 17 outubro, em Brasília. A realização é do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape).
O seminário vai reunir setor público, academia, pesquisadores e sociedade civil. Quatro integrantes do NEES vão participar: André Araújo, Seiji Isotani, Ig Bittencourt e Rafael Ferreira Mello. Do governo federal haverá membros do MEC, Ministério da Saúde, Ministério do Planejamento, FNDE, Inep e Capes, entre outros órgãos.
“Estamos ajudando na elaboração da Política Nacional de Governança de Dados e na definição de um padrão de interoperabilidade para a educação brasileira. O objetivo é uniformizar os dados educacionais produzidos no Brasil para que cheguem de forma organizada ao MEC”, explica o pesquisador do NEES e coordenador do Projeto de Governança de Dados do MEC, André Araújo.
“Hoje escolas, universidades e instituições produzem dados heterogêneos. A definição de um padrão, para produção de dados uniformes, vai contribuir para melhorias de políticas públicas”, destaca André, que participará da mesa de abertura. Ele é professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Seiji e Ig Ibert estão entre os convidados para falar sobre governança e efetividade da IA em processos de ensino e aprendizado. Seiji é professor visitante em Educação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e professor da Universidade de São Paulo (USP). Ig Ibert é professor da Ufal. As potencialidades e riscos do uso de IA na educação e como preparar estudantes, professores e gestores escolares para os avanços tecnológicos deverão ser temas abordados nessa mesa de debate.
Já Rafael Mello participará da mesa que vai tratar do equilíbrio entre privacidade e uso responsável dos dados, sobretudo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Rafael é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do CESAR School.