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NEES consolida agenda de pesquisas, intercâmbio e colaboração científica com a Universidade de Harvard

18 de outubro de 2024

Dezessete pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) participaram, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, de uma série de atividades para aprimorar o uso de inteligência artificial no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As ações preveem colaboração científicaintercâmbio com pesquisadores da instituição americana e workshops de pesquisa e inovação, entre outras atividades.

Sete integrantes do NEES estavam presencialmente e dez acompanharam remotamente. As reuniões aconteceram entre 30 de setembro e 4 de outubro. A coordenadora-geral de Materiais Didáticos do Ministério da Educação (MEC), Raphaella Cantarino, também participou remotamente. O NEES colabora com várias etapas do PNLD, um dos maiores programas governamentais do Brasil e que beneficia milhares de estudantes e professores de escolas públicas.

“Além de apresentar os avanços de nossas pesquisas, interagimos com pesquisadores da Universidade de Harvard que já tínhamos contato e contactamos novos. Foi uma troca de experiência muito produtiva na Escola de Educação”, destacou o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e gerente executivo de projetos do NEES, André Magno

“Também definimos ações de trabalho para os próximos anos e estipulamos novas metas. Mostramos como estamos usando IA e ciência de dados no setor público, especialmente no PNLD”, afirmou o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisador do NEES, Rafael Dias Araújo.

O professor Sebastian Munoz-Najar Galvez, da Universidade de Harvard, foi um dos que participou das reuniões. Pesquisadores do NEES já  desenvolvem pesquisas com ele na universidade americana. Também acompanharam os pesquisadores  Cristian Espinoza e Zach Himmelsbach.

COMITIVA

Além de André e Rafael, estavam presencialmente, do NEES, os pesquisadores Ig Bittencourt (Ufal),  Diego Dermeval (Ufal), Leonardo Marques (Ufal), Álvaro Sobrinho (UFAPE) e Luciane Silva (UFU). Desse grupo, Diego e Leonardo já se encontravam em Harvard porque estão como pesquisadores visitantes da universidade. Luciane acabou de chegar na instituição para iniciar um doutorado. 

Acompanharam remotamente Andrey Dias (UFU), Emerson Martins (UFU), Felipe Sarmento (Ufal), Luciano Cabral (IFPE), Hilário Tomaz (IFES), Rafael Ferreira (UFRPE), Romulo Nascimento (UFU) e Thiago Araújo (Ufal). Também Alan Pedro (Ufal) e Filipe Recch (Oxford University).

FORTALECIMENTO

“Mostramos avanços para além do esperado pelos pesquisadores de Harvard, eles comentaram isso conosco. O que reforça a maturidade e fortalece o trabalho do NEES”enfatizou Rafael Araújo“Ter a Raphaella Cantarino conosco, mesmo remotamente, também deu mais legitimidade às pesquisas do NEES”, complementou. 

“O MEC pode perceber melhor as ações de pesquisa que o NEES desenvolve em várias etapas do PNLD. As reuniões permitiram também que a gente visualizasse inovações para o programa PNLD em curto prazo de tempo, otimizando essa política pública”afirmou André

“Levar a etapa da Avaliação Pedagógica do PNLD para este workshop em Harvard foi uma grande honra, especialmente diante das melhorias implementadas pelo MEC em parceria com o NEES/UFAL desde o início da atual gestão do ministério”, comentou Raphaella.

“O aprimoramento das metodologias de análise do perfil das equipes de avaliação pedagógica do PNLD, integrando-as com a inteligência artificial, certamente contribuirá para elevar a qualidade dos materiais didáticos que chegarão nas escolas e, consequentemente, fortalecerão a educação pública brasileira, sendo materiais que serão importantes na diminuição das desigualdades educacionais do Brasil”ressaltou a coordenadora do MEC.

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