Inteligência artificial e educação são temas centrais de um encontro online e gratuito que terá a participação de dois pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). Será na próxima quinta-feira (26), das 16h30 até 17h30, com os professores Seiji Isotani, um dos fundadores do NEES, e Rafael Ferreira Mello, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do núcleo.
Também foi convidado Ryan Baker, docente de educação da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Baker é atualmente um dos pesquisadores de maior impacto na área de mineração de dados educacionais. Ele vai participar falando em português.
A pergunta geradora do painel é “Como a IA Gerativa pode apoiar o processo de avaliação?”. A promoção é do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e prevê uma série de encontros para debater os potenciais e possibilidades no uso de IA Gerativa na Educação. Foi criada a plataforma IAGER4Edu para discussão de temas, desafios e oportunidades relacionados ao uso da IA gerativa na transformação dos métodos de ensino e aprendizagem.
CURRÍCULO
Seiji Isotani é professor visitante na área de Educação na Universidade de Harvard (EUA) e professor de Ciência da Computação e Tecnologias Educacionais na Universidade de São Paulo (USP). Ele tem doutorado em Engenharia da Informação na Universidade de Osaka e realizou pesquisa pós-doutoral na Carnegie Mellon.
Rafael Ferreira Mello é professor do CESAR School e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É um dos coordenadores do AIBox Lab, onde desenvolve várias iniciativas relacionadas ao Learning Analytics (LA) e IA Generativa. Rafael também é um dos fundadores da startup Tutoria que é IA para dar suporte a avaliação e envio de feedback personalizado. E coordena a pós-graduação de Engenharia de Software do CESAR School.
Ryan Baker, além de ensinar na Universidade da Pensilvânia, coordena o Centro Penn para Learning Analytics, atua como editor associado do periódico de Mineração de Dados Educacionais e leciona o MOOC Big Data e Educação na EdX.
Interessados em participar devem se inscrever gratuitamente clicando aqui.