Diretores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) estiveram em Sobral, no Ceará, nos dias 26 e 27 de outubro, para conhecer as políticas públicas que o município desenvolve na educação. Com cerca de 203 mil habitantes, a cidade se destaca, nacionalmente, na qualidade do ensino oferecido na rede municipal.
A partir de uma política pública educacional que vem apresentando resultados positivos há mais de duas décadas, Sobral conquistou nota 8 nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, entre todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, ficando em primeiro lugar no ranking.
A gestão municipal ressalta ainda que nos anos finais (6º ao 9º), a cidade também se destacou, com média 6,6 entre os municípios com mais de 60 mil habitantes, novamente na liderança. O Ideb é um indicador de qualidade aferido pelo Ministério da Educação (MEC) a cada dois anos.
Durante dois dias, Alan Pedro e Diego Dermeval, diretor geral e vice-diretor, respectivamente, tiveram reuniões com gestores da Secretaria Municipal de Educação de Sobral, visitaram escolas e conversaram com professores, diretores e coordenadores pedagógicos.
Também participaram da comitiva o diretor executivo de Gestão, Edmilson Fialho, e o diretor executivo de Operações, Leonardo Brandão. Pesquisador do NEES, residente no Ceará e conhecedor das políticas públicas de Sobral e do Estado, Thomaz Veloso ciceroneou o grupo.
“Visitamos Sobral para conhecer como a cidade tem implementado as políticas públicas em educação. Fomos recepcionados pelo secretário de Educação, Herbert Lima, que nos contou como a cidade chegou aos melhores índices educacionais do Brasil, com o primeiro lugar no Ideb. Ele relatou o processo histórico, as escolhas, as decisões de gestão e como foram implementadas”, explicou Diego Dermeval.
AVALIAÇÃO
Além de escolas da educação infantil e do ensino fundamental, a comitiva do NEES esteve na Casa de Avaliação Externa, local que faz parte da estrutura da educação do município que conduz avaliações diagnósticas externas às escolas. “Há uma preocupação em entender o desempenho dos estudantes e direcionar as ações pedagógicas individualizadas nas escolas”, comentou o vice-diretor do NEES.
“Sobral é tida como referência em educação do ponto de vista nacional e até internacional por fazer muita coisa voltada para aprendizagem com tão pouco recurso, já que é uma cidade muito pobre, dentro de um estado pobre no Nordeste Brasileiro”, enfatizou Thomaz Veloso.
A direção do NEES também visitou a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, a ESPAPEGE, responsável pela formação de professores e elaboração de material didático usado nas escolas da rede municipal.
FUTURO
O secretário Herbet Lima demonstrou interesse em possíveis parcerias com o NEES no uso de tecnologias sociais e digitais para otimizar processos de avaliação e visualização de resultados.
“A Secretaria de Educação de Sobral realiza um processo de avaliação bem robusto, mas ainda de forma semiautomática. Nós do NEES poderemos apoiar esse processo com tecnologia, transformação digital e inteligência artificial na educação”, observa Diego.