A maior conferência internacional de Inteligência Artificial aplicada à educação será realizada, em 2024, no Brasil. É a primeira vez que um país da América Latina sediará o evento. Dois pesquisadores do NEES, Ig Bittencourt e Rafael Ferreira Mello, estão na comissão organizadora.
A expectativa é que a International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED), programada para acontecer no Recife entre 8 e 12 de julho de 2024, reúna entre 400 e 500 pesquisadores.
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio do NEES, é uma das quatro instituições de ensino que estarão à frente do evento. As outras são a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o César School.
Ig Bittencourt, docente da UFAL, integra a coordenação geral da conferência com mais dois pesquisadores de fora do Brasil. Rafael Ferreira Melo, professor da UFRPE e gerente de pesquisa do NEES, faz parte da coordenação local. Com ele estarão as professoras Taciana Pontual, também da Rural de Pernambuco, e Elaine Oliveira, da UFAM.
Atualmente o NEES lidera no País o desenvolvimento de tecnologias e inovação em política pública. Vinculado ao Instituto de Computação da UFAL, o NEES tem mais de 1.200 bolsistas e é hoje um dos maiores grupos de pesquisa do Brasil.
“Teremos os principais pesquisadores do mundo na área de IA se engajando na discussão de problemas da educação do Brasil. E a conferência vir para um país da América Latina possibilitará a participação de mais colegas do nosso continente, além de demonstrar a importância do trabalho que nós brasileiros estamos desenvolvendo na área”, destaca Rafael Melo.
A AIED 2023 ocorreu no início de julho, entre os dias 3 e 7, em Tóquio, no Japão. Do NEES participaram os pesquisadores Seiji Isotani, Ig Bittencourt, Diego Dermeval, Álvaro Sobrinho e Carlos Portela. Foi lá que anunciaram que próxima conferência será no Recife.