Pesquisador do NEES e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ig Ibert Bittencourt foi convidado pela Academia Alagoana de Educação para falar sobre Inteligência Artifical (IA) na educação.
A palestra, gratuita e aberta ao público, será na próxima quinta-feira (20), às 16h, na Galeria de Artes do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), no bairro Farol, em Maceió.
O NEES tem liderado pesquisas sobre IA na educação no Brasil e no sul global. Vinculado ao Instituto de Computação da UFAL, o NEES tem mais de 1.200 bolsistas e é hoje um dos maiores grupos de pesquisa do Brasil.
“A cada mês realizamos uma reunião para tratar de assuntos da educação. O tema da inteligência artificial tem suscitado muita curiosidade. E aplicada à educação há uma preocupação com nossas crianças e adolescentes. Por isso convidamos o professor Ig Bittencourt, que é referência no assunto, para participar do encontro de julho”, destaca a presidente da Academia Alagoana de Educação, Ana Dayze Rezenda Dorea.
“É uma grande honra palestrar na Academia Alagoana de Educação, uma instituição que busca debater, avançar e reconhecer profissionais da área da educação. Na minha palestra, vou explorar o conceito de inteligência artificial e mostrar que impacto tem na educação básica, no ensino superior e no futuro do trabalho”, afirma Ig.
O pesquisador também abordará o trabalho que o NEES está desenvolvendo sobre IA na educação desplugada. “É um conceito que acabamos de lançar na conferência de IA que aconteceu no Japão no início deste mês”, explica Ig.
Ele e mais quatro pesquisadores do NEES – Seiji Isotani, Diego Dermeval, Álvaro Sobrinho e Carlos Portela – participaram, entre 3 e 7 de julho, em Tóquio, da 24th International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED 2023), a maior conferência internacional de Inteligência Artificial aplicada à educação.