Integrar as equipes, identificar desafios, melhorar os processos e planejar ações para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Com esses objetivos, aconteceu em Maceió, nestas quinta e sexta-feira (dias 22 e 23), o Fórum de Integração Projetos PNLD. O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), que participa de várias etapas do programa, coordenou o evento.
Além do NEES estavam membros do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e de outras instituições de ensino.
O PNLD é a política pública educacional mais antiga do Brasil, criada em 1937. Tem a finalidade de adquirir e distribuir gratuitamente milhares de livros para alunos e professores de escolas públicas da educação básica. Somente para o ano letivo deste ano foram beneficiados cerca de 31 milhões de estudantes, segundo o MEC.
MAPEAMENTO
“Durante o fórum mapeamos as atividades, observamos os avanços nos processos de integração. Definimos um plano de ação para otimizar o processo tanto de avaliação, como de produção e especificação do livro digital”, explicou o diretor de Operações do NEES, Leonardo Marques.
“Reunimos as principais frentes que trabalham no PNLD para olhar para a política, olhar para sua execução, para suas diversas e complexas etapas, de forma a integrar e a conseguir desenvolver metodologias e modelos capazes de ampliar a efetividade da política”, destacou a Secretária-executiva do PNLD, Nadja Cezar.
“É muito importante para nós, enquanto FNDE, estarmos junto com o NEES, junto com a Ufal, RNP e com o Ministério da Educação, olhando de forma muito cuidadosa e profissional para o programa para extrair grandes possibilidades em sites e novos modelos para melhorar e ampliar a atuação do PNLD”, complementou Nadja.
“Estamos com a avaliação pedagógica da Educação de Jovens e Adultos. Temos mais dois desafios que começam esse ano, que é educação infantil e ensino médio. Então é importante discutir as ações para ter mais qualidade em todos os processos”, afirmou a coordenadora Geral de Materiais Didáticos do MEC, Raphaella Cantarino.
“A partir das discussões e reflexões que tivemos, buscamos encontrar caminhos e novas formulações para modernizar a política pública que é o PNLD”, comentou o gerente de soluções da RNP, Roosevelt Benvindo. A RNP, em cooperação com o FNDE, está responsável pelo desenvolvimento do PNLD Digital.