Skip to content

Plataforma Adaptativa de Avaliação e Diagnóstico Pedagógico de Textos

Por kallinefreitas

Acompanhamento Personalizado de Aprendizagem (APA) é um aplicativo para dispositivos móveis que usa inteligência artificial para aprimorar as habilidades de escrita de estudantes do ensino fundamental.

O dispositivo permite correção e diagnóstico pedagógico de textos manuscritos. As redações dos estudantes são obtidas a partir de folhas de papel com códigos QR e marcações.O servidor utiliza visão computacional para segmentar a imagem em palavras em português com precisão entre 92% e 95%. 

Por meio de Processamento de Linguagem Natural (PLN), avalia-se automaticamente as redações de acordo com uma rubrica específica.  O professor recebe relatórios em pdf com o desempenho de cada aluno. Assim, pode planejar atividades focadas a partir dos diagnósticos individuais, melhorando as intervenções para recuperação da aprendizagem.

O uso do aplicativo não depende de acesso estável à internet nem exige habilidades digitais significativas, permitindo que estudantes e professores de lugares remotos sejam favorecidos pela tecnologia. O uso do aplicativo APA gerou impacto positivo em mais de 8 mil escolas de  ensino fundamental do Brasil, abrangendo cerca de 164 mil alunos e 5 mil professores.

Thiago Damasceno Cordeiro

Coordenador

Rafael Ferreira Mello

Vice-Coordenador

Quer conhecer mais sobre o projeto? Clique abaixo e acesse nosso site ↓

Número do TED: 10698/2021
Período de execução: em execução
Concedente: —
Nome da Secretaria/Departamento/Unidade Responsável pelo acompanhamento da execução do objeto do TED: Universidade Federal de Alagoas