Sistema de Proteção das Trajetórias Escolares (SPTe)
Sistema que utiliza tecnologia desplugada para ajudar a identificar estudantes em risco de abandono ou evasão escolar. Gestores e equipes pedagógicas podem agir antecipadamente, realizando ações preventivas para promover a permanência dos alunos na escola.
Há a aplicação de questionários em papel com questões sobre fatores associados ao risco de abandono escolar. O professor usa telefone celular para tirar uma foto de cada questionário.
Os dados digitais são armazenados no dispositivo móvel e carregados em um servidor sempre que uma conexão com a internet estiver disponível. Esses dados são extraídos por meio de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e analisados por meio de técnicas psicométricas.
Com dados inseridos na plataforma regularmente, o sistema passa a acompanhar os fatores e calcular o risco para cada estudante individualmente. Esse acompanhamento é guiado por um protocolo de Escuta Ativa, com um roteiro que orienta os agentes escolares a tomarem medidas de prevenção, personalizadas de acordo com o caso de cada estudante.
Um sistema de tutoria inteligente e desconectado fornece feedback aos gestores escolares e recomenda intervenções educacionais destinadas a mitigar os riscos de abandono escolar. Os resultados alcançados pelo SPTe demonstram a sua eficácia e impacto positivo na redução das taxas de abandono escolar.