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Inteligência Aumentada para Predição do Alunado no Contexto do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)

Por kallinefreitas

O NEES está inserido em sete etapas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), uma das maiores e mais antigas políticas públicas do País e sob a responsabilidade do governo federal. 

O objetivo deste projeto é aperfeiçoar e validar um modelo estatístico híbrido de aprendizado de máquina atualmente utilizado para a predição do número de alunos a serem atendidos pelo PNLD a cada ano letivo, acoplando-o a uma ferramenta interativa personalizável. 

Maior precisão na predição do número de alunos resulta em economia para os cofres públicos, mitigando tanto a superestimação quanto a subestimação por escola/turma do número de alunos atendidos pelo PNLD. 

Anualmente são distribuídos cerca de 150 milhões de livros para mais de 30 milhões de alunos em mais de 140 mil escolas em todo o território nacional, atingindo investimentos de mais de 1,5 bilhão de reais por ano.O aprimoramento do modelo de predição e dos instrumentos de análise e gestão de dados vai proporcionar o desenvolvimento de um método de inteligência aumentada, acoplado a uma ferramenta, baseado no estudo e na avaliação das séries históricas e nos microdados do Censo Escolar da Educação Básica, para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD.

Bruno Almeida Pimentel

Coordenador

Nicholas Joseph Tavares da Cruz

Vice-Coordenador

Quer conhecer mais sobre o projeto? Clique abaixo e acesse nosso site ↓

Número do TED: 12244/2023
Período de execução: em execução
Concedente: —
Nome da Secretaria/Departamento/Unidade Responsável pelo acompanhamento da execução do objeto do TED: Universidade Federal de Alagoas