O Estado de Rondônia, na Região Norte, é a décima unidade federativa a receber um Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A inauguração do novo núcleo aconteceu nesta terça-feira (13) em Porto Velho. O espaço multimídia está funcionando na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brasília, localizada no bairro Embratel, na capital rondoniense.
O Núcleo de Inovação terá como foco a realização de formações para professores, a produção de materiais didáticos digitais e o desenvolvimento de projetos que integrem o ensino presencial e a distância.
O NEES e o MEC já entregaram 22 núcleos no País. Dispõem desses espaços de inovação as redes estaduais de ensino de Alagoas, Acre, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Pará. Até o final de 2025, a meta da RIEH é ter 52 Núcleos de Inovação em 23 Estados e no Distrito Federal.
Em Rondônia deverão ser inaugurados mais dois núcleos, até o final deste ano, um na cidade de Ji-Paraná e outro na sede da Secretaria de Educação (Seduc), em Porto Velho.
INAUGURAÇÃO
Na cerimônia de inauguração desta terça-feira estavam presentes, do NEES, o coordenador-geral da RIEH, Ibsen Bittencourt; a consultora de implementação da rede, Samantha Valencio, e Luciana Santa Rita, coordenadora de Licitações e Contratos do projeto que integra o NEES.
A secretária de Educação de Rondônia, Ana Lúcia Pacini, foi representada pela coordenadora de Acompanhamento e Informação Educacional, Isis Cúbia Mendes, acompanhada da coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, Liana Lima.
Ainda na educação estadual estavam a gerente de Desenvolvimento Curricular, Luciana Nobre, a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (EEEMTI), Clarina Moraes, e o coordenador da Rede de Inovação para Educação Híbrida do Estado de Rondônia, Ericson Oliveira.
Após a cerimônia de inauguração e o descerramento da placa do Núcleo de Inovação de Porto Velho, Ibsen Bittencourt ministrou uma palestra para os professores, alunos e gestores da Secretaria de Educação. Ele falou sobre as potencialidades pedagógicas para a RIEH.
FORMAÇÕES
Para as formações continuadas, o Núcleo de Inovação oferecerá capacitações específicas para professores do ensino médio, com o objetivo de aprimorar as competências pedagógicas dos docentes. Essa ação está alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (SAERO).
A RIEH faz parte da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens do governo federal.