O pesquisador Seiji Isotani, um dos fundadores do Núcleo de Excelência e Tecnologias Sociais (NEES), recebeu o Prêmio Tércio Pacitti 2024, que homenageia anualmente pesquisadores da comunidade nacional que se destacam pela inovação na área de educação em computação.
O prêmio é concedido pela Sociedade Brasileira de Computação e foi entregue na cerimônia de abertura do congresso anual da entidade, na última segunda-feira (22), em Brasília. É o maior evento de computação e TI da América Latina e reúne cerca de 2 mil pessoas na capital federal.
Seiji é professor da Universidade de São Paulo (USP). Será, a partir do próximo ano, o presidente da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação (International Artificial Intelligence in Education Society, IAIED). É a primeira vez que um brasileiro assume o comando da IAIED.
“Receber um reconhecimento da Sociedade Brasileira de Computação é uma honra. Principalmente por reconhecer não o meu trabalho, mas o trabalho do NEES. A menção do prêmio é contribuições na área de educação em computação e computação aplicada à educação, que é o coração do que a gente faz no NEES para apoiar a educação brasileira”, comentou Seiji, ressaltando que ficou muito feliz e grato com a premiação.
“No NEES buscamos alcançar as crianças mais necessitadas e utilizar a tecnologia ao nosso favor, apoiando a educação pública de qualidade, seja na entrega de livros didáticos, seja criando novos conceitos como IA na educação desplugada. Para que a gente possa cada vez mais integrar tecnologia, de maneira que traga benefícios para a sociedade”, comentou o pesquisador.
O grupo liderado por Seiji é um dos mais produtivos e influentes do mundo sobre gamificação para fins educacionais. Com mais de 200 publicações científicas, o fundador do NEES está entre os 20 pesquisadores mais citados no mundo em suas áreas de atuação, conforme o Google Scholar.
O NEES é vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e desenvolve projetos e pesquisas voltadas para impactar positivamente o ecossistema educacional brasileiro.
Várias políticas públicas do Ministério da Educação (MEC), a exemplo do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Programa Pé-de-Meia e da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), contam com a participação de equipes do NEES.