O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) foi um dos grandes destaques da maior conferência de Inteligência Artificial aplicada à educação, realizada esta semana no Recife (PE). Um dos apoiadores do evento e com dois pesquisadores na coordenação da conferência, o NEES levou um time de 40 pessoas para mostrar o trabalho que realiza em prol da educação, especialmente nas redes de ensino brasileiras.
A 25ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial aplicada à Educação (AIED 2024) aconteceu de 8 a 12 de julho na capital pernambucana. Foram cerca de 500 participantes, entre presenciais e online. Pesquisadores, cientistas, professores, estudantes, gestores públicos, representantes do terceiro setor e da indústria do Brasil e de mais 40 países do mundo debateram assuntos importantes relacionados à IA e à educação.
“O NEES foi um dos atores centrais do evento. Participamos com 40 pessoas em diferentes atividades, discutindo, interagindo, construindo pontes com diversos setores da sociedade, sempre com o objetivo de melhorar a educação”, destacou o coordenador nacional da conferência e diretor geral do NEES, Ig Bittencourt.
“A conferência mostrou que o interesse de IA não é só da academia, mas de todo o ecossistema educacional, é um debate muito disseminado. E que precisamos pensar em cooperação, colaboração, para transformar o mundo em um lugar melhor”, afirmou Ig, que é professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Coordenador local da conferência e também pesquisador do NEES, Rafael Mello ressaltou a importância do envolvimento da academia. “Apesar de termos focado em IA, percebemos que os maiores problemas estão na educação e que temos que olhar para educação e não para as técnicas de inteligência artificial. Porque existem várias técnicas, hoje tem uma que se destaca, amanhã tem outra. Mas educação está aí com todas as suas dificuldades”, enfatizou Rafael, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da César School.
“A gente como cientista, pesquisador, não pode só ficar atrás de uma mesa, escrevendo artigos. Precisamos sair da universidade, de nossas instituições e ir para as escolas. Ajudar a pensar soluções e levar o que estamos produzindo na academia para quem está na ponta e que mais precisa, que são os alunos e nossos colegas das escolas de educação básica”, complementou Rafael.
Painéis, palestras, artigos, pôsteres e sistemas foram apresentados pelo time do NEES em 24 atividades, uma oportunidade para divulgar a produção acadêmica gerada pelo núcleo para cientistas, estudantes e outros profissionais de IA de 40 países. O NEES contribui com diversos projetos de educação e políticas públicas, voltados para melhorias da aprendizagem, qualificação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e promoção da equidade.
PALESTRA
Um dos fundadores do NEES, Seiji Isotani teve uma das palestras mais elogiadas do evento. Ele apresentou o conceito denominado “AIED Unplugged“, metodologia inovadora criada pelo NEES, sob a liderança dele, para integrar tecnologias de IA em ecossistemas educacionais sem exigir modificações de infraestrutura, acesso à internet ou alfabetização digital avançada.
Durante a conferência, a atual presidente da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação (International Artificial Intelligence in Education Society, IAIED), Olga Santos, anunciou que Seiji será o próximo presidente da entidade. Ele assume em 2025, para um mandato de dois anos. Ela também comunicou o local e as datas da próxima conferência, no ano que vem: será em Palermo, na Itália, de 22 a 26 de julho.
TIME
O time de pesquisadores do NEES presente na AIED 2024 foi formado por Abilio Nogueira, Álvaro Sobrinho, André Magno, Bruno Lemos, Carlos Portela, Cleon Pereira Junior, Cristian Cechinel, Diego Dermeval, Elaine Oliveira, Ermesson Lima, Gabriel Alves, Geiser Challco, Guilherme Guerino, Hevelyn Silva, Hilário Ananias e Hyan Batista.
A lista segue com Ig Bittencourt, Isabela Gasparini, José Ferreira, Karla Cruz, Leonardo Marques, Lucas Lemos, Luciane Silva, Luciano Cabral, Luiz Rodrigues, Maria Fernanda Herculano, Marcelo Marinho, Osmundo Claudino, Paula Palomino, Péricles Miranda, Priscila Teodório, Rafael Araújo, Rafael Melo, Ranilson Paiva, Rodrigo Santos da Silva, Ruan Carvalho, Seiji Isotani, Taciana Pontual, Thales Vieira e Valmir Macario.