O uso de Inteligência Artificial em políticas públicas na educação brasileira será tema de uma das três palestras da 25ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED 2024), que acontecerá no Recife (PE) entre 8 e 12 de julho. O convidado para falar sobre o assunto é um dos fundadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), Seiji Isotani.
Será na quarta-feira, dia 10, às 9h, no Grand Mercure Hotel, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Docente da Universidade de São Paulo (USP), Seiji acabou de retornar da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde atuou como professor visitante.
Ele vai apresentar o conceito denominado “AIED Unplugged“, metodologia inovadora criada pelo NEES, sob a liderança do pesquisador, para criar e integrar tecnologias de IA em ecossistemas educacionais sem exigir modificações de infraestrutura, acesso à internet ou alfabetização digital avançada.
O NEES desenvolve vários projetos em parceria com o Ministério da Educação (MEC): plataforma para identificação das dificuldades de aprendizagem; um sistema de alerta preventivo dos riscos de abandono e evasão escolar; aplicativo para correção de textos sem necessidade de internet, além de um sistema tutor inteligente de matemática. Também produz ferramentas tecnológicas para aprimorar o Programa Nacional do Material e do Livro Didático (PNLD).
“Vou apresentar o que temos feito no NEES junto ao MEC na tentativa de criar tecnologias baseadas em IA que consigam atingir o máximo de pessoas possíveis, principalmente aquelas que mais precisam”, explica Seiji.
“Do ponto de vista da educação, as crianças que têm mais dificuldade são as que têm menos oportunidades e acesso à tecnologia, por causa da infraestrutura do local, falta de conhecimento e recursos humanos, falta de equipamento e de conexão de internet. Há uma série de barreiras que precisam ser superadas para que a gente consiga alcançar quem mais precisa”, pontua o pesquisador do NEES.
“Nosso trabalho tem sido, nesta última década no NEES, repensar a forma como desenvolvemos tecnologias e fazemos o desenho e implementação de políticas públicas para que a gente consiga chegar a essa população”, destaca Seiji.
“Um dos exemplos que vou apresentar é uma das políticas que a gente apoiou para auxiliar as crianças a escreverem melhor. Por meio do uso das tecnologias desenvolvidas no NEES conseguimos quebrar várias barreiras de acesso e de educação de qualidade que existem no Brasil”, afirma o professor da USP.
OUTRAS PALESTRAS
Os outros dois palestrantes são Blaženka Divjak, ex-ministra da Educação e Ciência da Croácia, que vai falar sobre a era da IA pós-pandemia. Será na terça-feira (09). Outro destaque é Peter Clark, diretor de Pesquisa e fundador do Allen Institute for AI (AI2). Na quinta-feira (11), sua palestra abordará os grandes modelos de linguagem (LLMs) que mudaram significativamente o cenário da educação.