Com informações da Ascom da RIEH
Gestores públicos, professores, especialistas e integrantes da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) estão convidados a participar de uma consulta pública, aberta pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), sobre educação híbrida. Até o próximo dia 29 de maio poderão dar opiniões e sugestões para a construção das Diretrizes Nacionais Orientadoras para o desenvolvimento da Educação Híbrida e das práticas flexíveis do processo híbrido de ensino e aprendizagem no nível da Educação Básica.
Os interessados podem enviar contribuições, em formato de texto, para o endereço eletrônico cneeducacaohibrida@mec.gov.br. A RIEH é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Faz parte da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens do governo federal.
No Texto Referência da Consulta Pública, o CNE propõe diretrizes orientadoras para sistemas e redes de ensino, promovendo a flexibilização e inovação pedagógica necessárias para implementar com sucesso a educação híbrida em todos os níveis da educação básica. O objetivo é convergente com o propósito da RIEH: transformar o ambiente educacional em um verdadeiro laboratório de aprendizagem, preparado para enfrentar os desafios da contemporaneidade.
A consulta pública deve coletar evidências e compreender os efeitos das novas práticas pedagógicas. A coordenação da RIEH destaca que é muito importante que os gestores da educação pública e os membros da rede se engajem ativamente neste movimento “a fim de assegurarmos que as diretrizes e políticas desenvolvidas sejam realistas e aplicáveis no cotidiano das escolas públicas brasileiras”.