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Com o novo Núcleo de Inovação em Tocantins, RIEH já dispõe de 19 espaços tecnológicos para promoção de educação híbrida no Brasil

20 de maio de 2024

Representantes do NEES, RIEH e MEC durante a inauguração do novo espaço
Fotos: Henio José – Governo do Tocantins

Alunos e professores do ensino médio de escolas estaduais de Palmas, capital de Tocantins, são os mais novos beneficiados com um Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH). O espaço multimídia, o segundo do Estado, foi inaugurado no último dia 16 de maio.

A RIEH é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Faz parte da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens do governo federal.

Em todo o País existem 19 núcleos implementados. Além de Tocantins, dispõem desses equipamentos as redes estaduais de ensino de Alagoas, Acre, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Pará. Até o final de 2025, a meta da RIEH é ter  52 Núcleos de Inovação em 23 Estados e no Distrito Federal.

Conforme a Secretaria Estadual de Educação de Tocantins,  os dois Núcleos de Inovação inaugurados devem atender 240 escolas estaduais impactando 6.238 estudantes do ensino médio, fortalecendo e consolidando as aprendizagens significativas expressas no Documento Curricular do Tocantins (DCT).

Nesses locais os docentes terão a possibilidade de produção de conteúdo pois há dois estúdios equipados com computadores, ferramentas e acessórios de audiovisual. O objetivo é promover e fomentar a implementação de estratégias para educação híbrida de maneira equitativa e efetiva.

CERIMÔNIA

Participaram da cerimônia de inauguração a coordenadora-geral do ensino médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira; o coordenador geral da RIEH, Ibsen Bittencourt, representando também NEES, além de gestores e servidores da Seduc/TO.

“É um marco na política pública para a melhoria da aprendizagem. Com essa visão tecnológica, inovadora e com foco na recomposição das aprendizagens, o Governo do Estado busca promover a transformação da educação em Tocantins” destacou a assessora de Gabinete da Seduc-TO, Markes Cristiana Oliveira, que representou o secretário de Educação, Fábio Vaz.

“Esse trabalho foi iniciado antes da pandemia e se efetiva com a inauguração dos núcleos, que trazem a tecnologia como suporte e apoio para a aprendizagem. A capacitação e qualificação contínua, tanto na operação dos núcleos quanto em educação híbrida, também se traduzem em um dos pilares da RIEH”, comentou Ibsen Bittencourt.

Valdirene Oliveira enfatizou que o Núcleo de Inovação permite “oferecer as condições técnicas, políticas e pedagógicas para fazer a diferença na aprendizagem dos estudantes”. E que o apoio tecnológico tem “potencial de alavancar novas práticas e ferramentas pedagógicas, além de favorecer também a integração entre as escolas e os estudantes”.

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