Representantes de dois importantes projetos que o NEES realiza para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do governo federal, participaram, no último dia 22, em Brasília, do Workshop para Integração e Planejamento de ações do PNLD.
O objetivo do encontro foi discutir o Edital PNLD EJA 2025-2028, voltado ao processo de aquisição de obras didáticas destinadas aos estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo o Censo Escolar 2023, divulgado semana passada pelo Ministério da Educação (MEC), havia no País, ano passado, 2,5 milhões de estudantes em turmas de EJA. Desse total, 2,3 milhões estavam na rede pública de ensino, portanto são os alunos beneficiados pelo PNLD.
DISCUSSÕES
Do NEES estavam integrantes das equipes dos TEDs Transformação Digital da Avaliação Pedagógica do PNLD (TEC 10.965) e do TED Inteligência Aumentada na Validação e Análise de Atributos de Materiais Didáticos e Recursos Digitais do PNLD (TED 10.320).
Do governo federal havia representantes do MEC, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Entre os temas abordados estavam as especificidades e características do edital da EJA e a importância de entender o processo de validação das obras. Foram apontados os desafios da avaliação pedagógica de obras no PNLD.
“Houve importantes contribuições. A partir desse encontro, todos vão buscar os ajustes nos processos de integração e avaliação, buscando uma otimização das atividades, contribuindo para cada vez mais melhorar a qualidade da educação pública nacional”, destacou um dos coordenadores do TED 10.965, professor André Magno, que leciona na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O workshop acabou com falas dele e de Rafael Araújo, que também coordena o projeto que aborda a transformação digital da avaliação pedagógica do PNLD.
A coordenadora Geral de Materiais Didáticos do MEC, Raphaella Cantarino; e a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Nadja Rodrigues, enfatizaram a importância do encontro e a necessidade de uma comunicação entre todos os envolvidos desde o lançamento do edital, passando pelo carregamento de obras e avaliação pedagógica, até a entrega do resultado final.