Com o objetivo de aprimorar as ações e ferramentas tecnológicas que desenvolve, por meio de colaboração em projetos de pesquisa, diretores e pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) participaram de um workshop no início de dezembro, nos Estados Unidos, com pesquisadores das Universidades de Harvard (EUA) e de Oxford (Inglaterra).
Do NEES estavam Alan Pedro, Diego Dermeval e Leonardo Brandão, que integram a diretoria; André Magno, Rafael Araújo e Álvaro Sobrinho, pesquisadores do PNLD Avaliação. Também Ig Ibert Bittencourt e Seiji Isotani, que são fundadores do NEES e atualmente estão como docentes visitantes da Universidade de Harvard.
Da Escola de Educação da Universidade de Harvard, o convidado foi o professor Sebastian Munoz-Najar Galvez. Pela Escola de Governo da Universidade de Oxford estava, remotamente, Filipe Recch.
“Queremos, em parceria com esses pesquisadores de Harvard e de Oxford, trabalhar juntos para, em 2024, melhorar os processos a partir da análise dos dados que a gente tem hoje. Isso pode gerar pesquisas de diferentes níveis, por exemplo, usando inteligência artificial”, destacou Diego.
A primeira análise será com o projeto do PNLD que envolve a avaliação pedagógica dos livros. “Nesse primeiro momento a gente vai começar com avaliação pedagógica, mas na sequência também trabalharemos nas outras frentes do PNLD como análises de validação e de atributos e insumos de qualificação dos materiais didáticos”, explicou Diego.
“O workshop foi muito enriquecedor. Tivemos boas discussões e bons insights”, comentou o vice-diretor do NEES, que em janeiro vai novamente para a Universidade de Harvard para dar seguimento às pesquisas.