Alunos da Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes, em Maceió, receberam, nesta quarta-feira (13), livros que integram o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) é um dos principais parceiros do Ministério da Educação (MEC) nesta política pública. Participaram da entrega dos exemplares representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do NEES, dos Correios e da Secretaria de Educação de Alagoas.
“Estou muito emocionada porque aqui na Escola Edmilson Pontes nós tivemos a honra de receber o pessoal do PNLD. Isso foi de muita importância para que a gente conhecesse a ação grandiosa do programa. Alunos, professores e toda a comunidade presente nesse momento ficaram emocionados demais com a grandeza e a importância desses livros na nossa escola”, destacou a diretora da unidade de ensino, Cleona Messias.
A escola tem 490 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. Funciona em horário integral, com aulas nos dois turnos. Para o próximo ano letivo, o MEC/FNDE vai entregar à unidade de ensino 2.793 livros didáticos, incluindo os manuais do professor.
NEES E UFAL
O PNLD leva obras didáticas, pedagógicas e literárias, de forma regular e gratuita, a escolas públicas de todo o País. Também para estudantes de instituições de educação infantil comunitárias, confessionais e filantrópicas. Somente em Alagoas, o programa vai beneficiar, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação, cerca de 554 mil alunos.
O NEES participa de várias etapas do PNLD: validação das obras, avaliação pedagógica, análise de atributos, predição do quantitativo de alunos, entre outras. Um dos produtos desenvolvidos pelos pesquisadores do NEES foi uma plataforma digital para avaliação do material didático. Outra foi uma plataforma para formação dos avaliadores. O NEES contribui ainda com ferramentas para promover acessibilidade do material didático.
A coordenadora geral do livro no FNDE, Nadja Cezar, destacou que anualmente a União compra e distribui cerca de 170 milhões de livros. “O PNLD tem esse nome desde 1985, mas existe há 85 anos. É o principal elemento que chega na escola para que o professor tenha condições de desempenhar seu trabalho, independente de outras possibilidades, pois o professor é criativo. Mas todos os anos chegam livros nas escolas por causa do PNLD”, afirmou Nadja.
Ela enfatizou ainda o trabalho da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do NEES. “A Ufal é hoje referência no PNLD porque contribui de forma muito especial. São pessoas muito competentes. Hoje Alagoas faz parte do PNLD especialmente por causa do trabalho da Ufal”, comentou Nadja.
“Estamos produzindo livros digitais e construindo algo que não existe no mundo graças aos especialistas da Ufal, que realizam um trabalho muito cuidadoso pois garantir a acessibilidade é muito difícil”, comentou a representante do FNDE. “E os Correios executam um trabalho excepcional, pois fazem o livro chegar ao aluno tanto da área ribeirinha de Tabatinga, no Amazonas, como os daqui de Maceió”, observou Nadja.
A gerente especial de Recursos Didáticos da Secretaria de Educação de Alagoas, Quitéria Assis, endossou a atuação dos Correios, mas também lembrou da articulação primordial que existe entre professores, escolas, redes de ensino, prefeituras, Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e governo federal para o sucesso do PNLD.
AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
Na terça-feira (12), membros do NEES e do FNDE participaram, em Maceió, de uma reunião para prestação de contas, avaliação dos resultados, das vitórias e das conquistas do PNLD neste ano de 2023. O encontro serviu ainda para planejamento das ações de 2024.
Da direção do NEES estavam Alan Pedro, Diego Dermeval e Edmilson Fialho. Ig Ibert Bittencourt, um dos fundadores do NEES, também estava presente, além de gerentes, coordenadores, vice-coordenadores e supervisores de projetos que desenvolvem ações ou produtos para o PNLD.
“Estamos discutindo o papel do NEES nos processos do PNLD. A gente pode dizer que o NEES é peça fundamental para estruturar, revisar, aprimorar e fazer acontecer o PNLD chegar em todas as escolas públicas do Brasil”, destacou Nadja Cezar. Do FNDE, além dela, estava Ádson de Medeiros Tôrres, da coordenação de Habilitação e Registro.
“Reunimos todos os coordenadores, vice-coordenadores, supervisores e o FNDE para fazer um levantamento de 2023. Avaliar a qualidade de todas essas ações que conseguimos executar durante esse ano e refazer o planejamento para 2024 em termos de transformação digital, de inovação tecnológica e de contribuições acadêmicas”, afirmou o diretor do NEES, Alan Pedro.