Pesquisadores, professores e estudantes da área de computação vão se reunir em Maceió, na próxima semana, entre 16 e 20 de outubro, para o 22º Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC). O tema será “Tecendo as interfaces entre o físico e o virtual”, em referência aos desafios recentes vividos durante e após a pandemia de covid-19. No evento serão apresentadas e discutidas pesquisas relacionadas à acessibilidade, ao design e ao uso e avaliação de tecnologias computacionais voltadas para melhorar a vida das pessoas.
O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) é o patrocinador oficial do simpósio. Dois pesquisadores do grupo e que são professores da Universidade Federal de Alagoas (ao qual o núcleo é vinculado) estão na coordenação geral do simpósio: Ranilson Paiva (Coordenador) e André Magno Araújo (Vice Coordenador). Todas as atividades vão acontecer no Hotel Ritz Lagoa da Anta, na capital alagoana.
“O IHC é um importante e renomado evento da computação de abrangência internacional. Há muito tempo a gente não tinha uma edição do IHC no Nordeste, então a realização do IHC em Maceió visa fomentar a pesquisa tanto no âmbito da pós-graduação quanto na graduação. Vamos receber cerca de 250 pesquisadores de todo o Brasil, mais palestrantes internacionais”, destaca André Araújo.
“O NEES tem papel fundamental no IHC pois é o patrocinador oficial. Com esse evento, está contribuindo para fomentar a pesquisa em Alagoas e no restante do país”, complementa André.
O simpósio é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador no Brasil. Reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da indústria interessados em investigação científica e prática relacionadas à criação, construção e avaliação de soluções computacionais para uso pelas pessoas.
“O tema do IHC deste ano é a junção do virtual e do presencial. É uma temática atual e relacionada com pesquisas e ações que o NEES desenvolve”, observa Ranilson Paiva. “O patrocínio do NEES visa contribuir para o debate e divulgação dessas pesquisas, trazendo para Alagoas o principal evento científico da área”, enfatiza o professor da Ufal.
PROGRAMAÇÃO
A palestra de abertura, no dia 16, será sobre Fatores humanos, computação e crianças. O palestrante convidado é Juan Pablo Hourcade, docente do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, e Diretor de Estudos de Pós-Graduação do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Informática.
Na palestra, Hourcade vai apresentar uma visão para as tecnologias infantis que contrasta com as abordagens predominantes na indústria, com foco na criatividade, colaboração, conexões e controle. Mostrará um exemplo de tecnologia, o StoryCarnival, que segue na direção por ele proposta. Também vai discutir diretrizes-chave para o design de tecnologias para crianças.