Três pesquisadores do NEES participam da 18ª Conferência Europeia sobre Aprendizagem Aprimorada pela Tecnologia (Eighteenth European Conference on Technology Enhanced Learning). O evento começou nessa segunda-feira (04) e vai até sexta-feira (08), na cidade de Aveiro, em Portugal, e reúne especialistas de universidades do mundo todo, sobretudo da Europa.
O objetivo principal é discutir como a tecnologia pode contribuir para o ensino e a aprendizagem na educação básica. Do NEES estão os professores Rafael Ferreira Mello (UFRPE), Elaine Harada Teixeira de Oliveira (UFAM) e Luciano Cabral (IFPE). São cerca de 150 pesquisadores, dos quais somente quatro do Brasil.
Coube a Rafael Mello apresentar, nesta quarta-feira (06), a pesquisa que o NEES realiza a partir do conceito de AI Unplugged, que pode ser traduzido como Inteligência Artificial Desplugada ou Desconectada. A ideia é desenvolver recursos educacionais para permitir que estudantes e professores de lugares remotos, sem conectividade ou sem equipamentos, sejam beneficiados pela tecnologia.
“Mais uma vez, nós do NEES mostramos a importância da utilização de inteligência artificial de forma inclusiva para que a todos tenham a possibilidade de acessar os benefícios dessa tecnologia”, destaca Rafael Ferreira Melo, que é gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do NEES.