Skip to content

Evento discute como as aplicações de inteligência artificial podem contribuir com as decisões educacionais

6 de outubro de 2022

Iniciativa faz parte do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022) e vai abordar questões sobre um novo campo de pesquisa: Learning Analytics

Participantes do evento estão sentados ao redor de uma mesas grandes e retangulares, notebooks e papéis sob as mesas
Foto: Reprodução

Promover e contribuir com a troca de experiência entre pesquisadores e profissionais sobre a adoção e implementação de Learning Analytics, fornecer insights e apresentar ferramentas e estratégias, são alguns dos objetivos do I Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil. O evento, que faz parte do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022),  vai acontecer no dia 16 de novembro em Manaus.

Learning Analytics é uma área recente que utiliza técnicas de estatística e inteligência artificial para extrair informações úteis e dar suporte à tomada de decisão educacional”, explica o professor Rafael Mello, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), um dos coordenadores do evento e pesquisador  do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O professor revela que esse campo de estudo busca realizar análise de dados educacionais para dar suporte à decisão de maneira a auxiliar gestores, professores e alunos na melhoria de processos de ensino e aprendizagem, sendo útil para a visualização de dados educacionais e análises de interações de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem. Segundo Mello, uma diferença dessa área para outras similares é o fato de que as aplicações desenvolvidas não tomam decisões sozinhas, elas sempre precisam de uma pessoa para decidir: “O foco é sempre em melhorar a aprendizagem dos alunos e dar suporte ao professor para trabalhar as metodologias de ensino e aprendizagem.”

O vice-diretor do NEES, Diego Dermeval, professor da Faculdade de Medicina da UFAL, também é um dos coordenadores do evento, em que serão apresentados dois artigos que farão parte dos anais do Congresso, frutos de projetos desenvolvidos por pesquisadores do Núcleo em parceria com o Ministério da Educação. Em um deles, são listadas várias ferramentas de visualização para a análise de dados sobre o Plano Nacional de Educação. O artigo ressalta os pontos positivos e negativos das ferramentas de inteligência empresarial já existentes e propõe melhorias que serão desenvolvidas e testadas ao longo do projeto. 

Já o outro artigo apresenta uma solução para Learning Analytics desconectada, em que técnicas de inteligência artificial podem ser aplicadas em escolas sem acesso à internet e sem equipamentos de última geração.  

As inscrições no Workshop estão disponíveis até o início do evento. Mais informações sobre o CBIE 2022 bem como o valor das taxas de inscrição podem ser acessados neste site: https://ceie.sbc.org.br/evento/cbie2022/inscricoes/.

Texto: Laura Gazana – Assessoria de Comunicação

Mais informações
Site do workshop: https://sites.google.com/view/wapla2022/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0 
Inscrições para o XI Congresso Brasileiro de Informática e Educação (CBIE 2022): https://ceie.sbc.org.br/evento/cbie2022/inscricoes/ 
Email: waplabr@gmail.com 
E-mail: denise.casatti@nees.ufal.br

Matérias Relacionadas