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Pesquisador brasileiro conquista cargo inédito na Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação

5 de julho de 2022

Primeiro brasileiro eleito para participar do comitê executivo da instituição, Seiji Isotani é pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais

Isotani está na lista dos 20 pesquisadores mais citados no mundo nesses campos de atuação, segundo o Google Scholar.

Pela primeira vez, um brasileiro fará parte da principal instituição internacional responsável por avanços científicos no uso, na aplicação e no desenvolvimento da inteligência artificial na educação. Ao ser eleito para o comitê executivo da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação ― International Artificial Intelligence in Education Society (IAIED) ―, o professor Seiji Isotani contribui para que a ciência produzida no Brasil seja reconhecida e valorizada. 

Pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), Isotani é professor titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Formado em Ciências de Computação pela USP, onde também fez mestrado, ele concluiu o doutorado em Engenharia da Informação na Osaka University, no Japão, e o pós-doutorado em Ciências Cognitivas na Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos. 

“O foco de minhas pesquisas sempre foi o desenvolvimento e a aplicação das técnicas de computação para apoiar e transformar as atividades de ensino e aprendizagem”, revela o professor. Reconhecido internacionalmente por seus trabalhos abordando temáticas como inteligência artificial na educação, gamificação, aprendizagem colaborativa com suporte computacional e dados abertos conectados, Isotani está na lista dos 20 pesquisadores mais citados no mundo nesses campos de atuação, de acordo com o Google Scholar.

“É gratificante ser reconhecido pelos meus pares, por meio do voto, como representante da comunidade para ajudar a Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação a construir os rumos da pesquisa na área, contribuindo, por consequência, com a criação das bases científico-tecnológicas para que alunos, professores e gestores tenham o suporte adequado para atingir seu máximo potencial”, destaca Isotani. 

Ele explica que o comitê executivo da instituição tem papel relevante no comando das ações, sendo responsável, por exemplo, pelas decisões sobre investimentos de recursos. A eleição dos membros do comitê ocorre a cada dois anos. Em 2022, havia 20 candidatos interessados no cargo, todos altamente qualificados para ocupar uma das seis vagas disponíveis. Nesse concorrido contexto, o brasileiro teve a honra de estar entre os eleitos para uma gestão de seis anos. 

A principal missão da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação é criar técnicas de inteligência artificial, desenvolvendo modelos, algoritmos e ferramentas de apoio aos professores, alunos e gestores de instituições de ensino de todo o mundo. Contabilizando 25 anos de história, a instituição também trabalha com políticas educacionais para que os gestores tenham na inteligência artificial o suporte necessário para a tomada de decisões. “A Sociedade atua nessas vertentes em todos os países, com universidades relevantes internacionalmente”, acrescenta o professor. 

Isotani faz parte do NEES desde 2011, quando o Núcleo, que é sediado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi fundado. Atua em diversos projetos do NEES, em especial como assessor técnico-científico junto ao Ministério de Educação (MEC) na concepção e execução de políticas públicas em tecnologias educacionais baseadas em evidências. O pesquisador também é vinculado ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).

 

Texto e foto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do NEES
Com informações do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria

Mais informações
Acesse o currículo do professor: http://lattes.cnpq.br/3030047284254233
Leia mais sobre a IAIED: https://iaied.org/

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