Skip to content

Parceria visa fortalecer uso de evidências científicas na construção de políticas públicas

20 de junho de 2022

Líderes do NEES estreitam relacionamento com centro de pesquisa do MIT criado por ganhadores do prêmio Nobel de Economia

Construir políticas públicas a partir de informações, dados e pesquisas que possibilitem ampliar as oportunidades e a qualidade da educação pública brasileira. Para alcançar essa desafiadora meta, o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) está estreitando parcerias com instituições como o centro de pesquisa J-PAL (Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab), sediado no Departamento de Economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O J-PAL tem se tornado uma referência na avaliação de programas sociais com base na ciência, ganhando destaque especialmente depois que os cofundadores e diretores da instituição, Abhijit Banerjee e Esther Duflo, juntamente com o professor afiliado Michael Kremer, receberam o prêmio Nobel de Economia em 2019. O reconhecimento se deu devido à abordagem experimental dos pesquisadores para a redução da pobreza global, que tem contribuído para transformar a forma como os especialistas da área pensam sobre políticas sociais e desenvolvimento econômico.

Da esquerda para a direita: Diego, Leonardo, Ig e Seiji participaram da reunião na sede do J-Pal em Cambridge.

Uma delegação de pesquisadores do NEES se reuniu com representantes do J-PAL nesta segunda, 20 de junho, em Cambridge, nos Estados Unidos. Entre os tópicos discutidos foi abordada a necessidade de institucionalizar, no Brasil, uma cultura de formulação de políticas públicas com base em evidências, além do desafio de implementar metodologias para avaliar rigorosamente a eficácia de novas políticas ou programas já existentes.

Entre os presentes na reunião estavam o diretor do NEES, Ig Ibert Bittencourt, do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Diego Dermeval, da Faculdade de Medicina da UFAL; Leonardo Brandão Marques, do Centro de Educação da UFAL; e Seiji Isotani, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Eles foram recebidos por Samuel Wolf, assistente do Diretor Executivo Global do J-PAL e Margaret Andersen, associada sênior da J-PAL para a área de política, que atua especificamente no campo educacional.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do NEES/UFAL

Mais informações
Site do J-PAL: https://www.povertyactionlab.org/

Matérias Relacionadas