Líderes do NEES estreitam relacionamento com centro de pesquisa do MIT criado por ganhadores do prêmio Nobel de Economia
Construir políticas públicas a partir de informações, dados e pesquisas que possibilitem ampliar as oportunidades e a qualidade da educação pública brasileira. Para alcançar essa desafiadora meta, o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) está estreitando parcerias com instituições como o centro de pesquisa J-PAL (Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab), sediado no Departamento de Economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
O J-PAL tem se tornado uma referência na avaliação de programas sociais com base na ciência, ganhando destaque especialmente depois que os cofundadores e diretores da instituição, Abhijit Banerjee e Esther Duflo, juntamente com o professor afiliado Michael Kremer, receberam o prêmio Nobel de Economia em 2019. O reconhecimento se deu devido à abordagem experimental dos pesquisadores para a redução da pobreza global, que tem contribuído para transformar a forma como os especialistas da área pensam sobre políticas sociais e desenvolvimento econômico.
Uma delegação de pesquisadores do NEES se reuniu com representantes do J-PAL nesta segunda, 20 de junho, em Cambridge, nos Estados Unidos. Entre os tópicos discutidos foi abordada a necessidade de institucionalizar, no Brasil, uma cultura de formulação de políticas públicas com base em evidências, além do desafio de implementar metodologias para avaliar rigorosamente a eficácia de novas políticas ou programas já existentes.
Entre os presentes na reunião estavam o diretor do NEES, Ig Ibert Bittencourt, do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Diego Dermeval, da Faculdade de Medicina da UFAL; Leonardo Brandão Marques, do Centro de Educação da UFAL; e Seiji Isotani, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Eles foram recebidos por Samuel Wolf, assistente do Diretor Executivo Global do J-PAL e Margaret Andersen, associada sênior da J-PAL para a área de política, que atua especificamente no campo educacional.
Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do NEES/UFAL
Mais informações Site do J-PAL: https://www.povertyactionlab.org/