Pesquisadores do Núcleo estão desenvolvendo várias soluções tecnológicas em parceria com o MEC, entre elas, destacam-se um sistema de alerta preventivo para evitar a evasão escolar e um aplicativo para digitalização e correção automática dos textos manuscritos dos alunos
Como prevenir o abandono e a evasão escolar na educação básica brasileira, problemas que se agravaram durante a pandemia? Quais estratégias podem ser criadas para recuperar a aprendizagem dos alunos, que foi tão comprometida nos últimos tempos?
Desenvolver soluções tecnológicas que respondam a perguntas como essas é um dos objetivos do NEES. Nos dias 19 e 20 de maio, as lideranças do Núcleo estiveram em Brasília para participar do I Fórum de Discussão de Resultados das Avaliações Diagnósticas e Formativas, e se encontraram com o ministro da Educação, Victor Godoy.
O evento foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa precedeu a publicação do decreto que criou a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica.
Publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 24 de maio, a política tem como objetivo implementar estratégias, programas e ações para a recuperação das aprendizagens e o enfrentamento da evasão e do abandono escolar na educação básica. Com a pandemia, o número de crianças e adolescentes fora da escola aumentou 171%, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Diante dessa realidade, a Política Nacional para a Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica traz como metas principais: elevar a frequência escolar e reduzir os índices de evasão e de abandono escolar; desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem para o avanço do desempenho e da promoção escolar; diminuir a distorção idade-série por meio do monitoramento da trajetória escolar; promover a coordenação de ações para o enfrentamento do abandono escolar e recuperação das aprendizagens; incentivar a formação para o uso pedagógico de conteúdos digitais.
Nesse contexto, o NEES está desenvolvendo várias soluções tecnológicas em parceria com o MEC, entre elas destacam-se:
- um sistema de alerta preventivo para evitar a evasão escolar;
- um aplicativo para digitalização e correção automática dos textos manuscritos dos alunos;
- uma solução para ajudar a promover o ensino personalizado e estimular a recuperação da aprendizagem;
- uma comunidade para compartilhamento de recursos educacionais abertos e um repositório de boas práticas de ensino-aprendizagem-avaliação.
As lideranças do NEES esperam, por meio desses projetos, impactar positivamente a vida dos mais de 48 milhões de estudantes brasileiros matriculados na educação básica, que inclui a educação infantil, os ensinos fundamental e médio, a educação profissional, a educação de jovens e adultos e a educação especial.
Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do NEES/UFAL
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC
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